Iniciativa busca valorizar habilidades e gerar oportunidades para famílias do município
Aratiba promoveu, na sexta-feira, 6, uma palestra de mobilização para o programa de Turismo Rural do Senar. O evento ocorreu na sede da União Social e Cultural de Aratiba (Usca), e resultou de uma parceria entre o poder público municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo, o Sindicato Rural de Erechim e o Senar, com apoio da Usca.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) mantém, há mais de 20 anos, o programa de Turismo Rural no Estado, com o objetivo de identificar e implantar negócios no segmento. A iniciativa valoriza as habilidades e a vocação do produtor e da família rural, promovendo a diversificação e o aumento da renda nas propriedades.
O encontro recebeu produtores rurais e representantes das agroindústrias interessados em empreender no turismo rural, representantes de entidades, poder público, agentes de crédito e membros da comunidade.
Durante a palestra, foram apresentados detalhes sobre o programa de Turismo Rural do Senar, tendências e oportunidades do setor. A apresentação contou com a participação da turismóloga Cristiane Tolotti, referência na área, com especializações em Gestão de Turismo e Hospitalidade, Educação Ambiental e MBA em Gestão e Organização de Eventos. Cristiane possui experiência em projetos de turismo tanto na iniciativa privada quanto no setor público.
O programa é divido em módulos que abrangem aspectos como articulação, planejamento e implantação de pousadas e restaurantes rurais; acolhida no meio rural, roteiros, trilhas e caminhadas ecológicas; levantamento de expectativas; implantação dos pontos de venda de produtos agroalimentares típicos e de artesanato; comandando e organizando a cozinha rural; culinária rural; serviço de restaurantes e consolidação das ações desenvolvidas.
O prefeito, Gelson Carbonera, o vice, Joarez Miachuanski e a equipe da Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto também acompanharam a apresentação promovida em Aratiba.
De acordo com a administração municipal, a gestão tem se empenhado em auxiliar as famílias do município a desenvolverem ações que contribuam com o bem-estar, novas oportunidades de negócios e por consequência novas fontes de remuneração, seja na cidade ou no campo.
