O Banco Central (BC) adiou o lançamento do Pix Parcelado, modalidade que permitirá dividir pagamentos via Pix mesmo sem limite no cartão de crédito. A regulação, inicialmente prevista para setembro, será publicada na última semana de outubro.
Na primeira fase, o BC irá padronizar a definição do produto para melhorar a experiência do usuário. Já as soluções privadas de parcelamento via Pix poderão continuar existindo, desde que sigam as futuras regras.
Em dezembro, o BC divulgará os procedimentos operacionais e a padronização da experiência do usuário. Após isso, haverá um prazo para que instituições financeiras se adequem às novas normas.
O novo cronograma foi anunciado durante uma reunião do Fórum Pix, comitê consultivo que auxilia o BC na definição das regras do sistema de transferências instantâneas.
O BC também informou que a partir deste sábado (4) bloqueará as chaves Pix marcadas pelas instituições participantes como utilizadas para golpes e fraudes. Segundo o BC, esse é mais um mecanismo para fortalecer a segurança da ferramenta.
Por Redação/Agência Brasil - Foto: Arte/Agência BrasilPublicado em 03/10/2025