Ao todo serão 32 oportunidades no estado e profissionais podem se inscrever até o dia 19 de fevereiro
O Ministério da Saúde está com inscrições abertas para o segundo ciclo do Mais Médicos Especialistas, iniciativa do programa Agora Tem Especialistas que busca ampliar o acesso ao atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS). No Rio Grande do Sul, são 32 vagas imediatas distribuídas em serviços hospitalares e ambulatórios especializados de 17 municípios.
Entre os destaques do estado estão três vagas para Erechim, reforçando a assistência de média e alta complexidade no município do Alto Uruguai.
O lançamento do edital ocorreu em Brasília e ao todo, serão selecionados 1.206 médicos especialistas em todo o país, em 16 especialidades prioritárias, como anestesiologia, cirurgia geral, radiologia, mastologia, ginecologia e oncologia clínica. O foco da atuação é atender regiões remotas, com alta demanda e maior vulnerabilidade social.
Atualmente, 583 especialistas já atuam pelo programa em todas as regiões brasileiras. Com o novo edital, a expectativa é alcançar 1.500 profissionais, sendo que a maior parte está no interior (48,7%) e nas regiões metropolitanas (34%).
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o avanço só é possível graças à articulação entre o programa e ações de formação profissional. “Estamos vivendo um momento histórico no fortalecimento da formação e do provimento de profissionais para o SUS”, afirmou.
Erechim recebe três vagas
Em Erechim, as oportunidades são para a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim:
- Aprimoramento em Anestesiologia Perioperatória e Sedação Segura (2 vagas);
- Aprimoramento em Cirurgia Oncológica Avançada (1 vaga).
As vagas fortalecem áreas estratégicas, especialmente no atendimento cirúrgico e oncológico, reduzindo filas e ampliando a capacidade de atendimento especializado na região.
Vagas no Rio Grande do Sul
Além de Erechim, há oportunidades em:
- Boqueirão do Leão – Hospital Dr. Anuar Elias Aesse (Ecocardiografia Transtorácica Aplicada ao SUS e Ultrassonografia Mamária Diagnóstica e Intervencionista);
- Campo Bom – Hospital Dr. Lauro Réus (Videolaringoscopia e Endoscopia Nasofaríngea);
- Caxias do Sul – Centro Especializado de Saúde (Anatomia Patológica com ênfase em Oncologia e Diagnóstico Integrado);
- Frederico Westphalen – Hospital Divina Providência (Colonoscopia Diagnóstica e Terapêutica no SUS);
- Giruá – Hospital São José (Colposcopia e Doenças do Trato Genital Inferior);
- Guaíba – Hospital Regional Nelson Cornetet (Ecocardiografia Transtorácica Aplicada ao SUS);
- Igrejinha – Hospital Bom Pastor (Anestesiologia Perioperatória e Sedação Segura);
- Osório – Hospital São Vicente de Paulo (Anestesiologia Perioperatória e Sedação Segura, Colonoscopia Diagnóstica e Terapêutica no SUS e Colposcopia e Doenças do Trato Genital Inferior);
- Parobé – Hospital São Francisco de Assis (Anestesiologia Perioperatória e Sedação Segura – 4 vagas);
- Pelotas – Hospital Escola da UFPel (Anestesiologia Perioperatória e Sedação Segura e Colonoscopia Diagnóstica e Terapêutica no SUS) e UCPel Hospital Universitário São Francisco de Paula (Anestesiologia Perioperatória e Sedação Segura);
- Rio Grande – Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Júnior (Anestesiologia Perioperatória e Sedação Segura);
- Santa Maria – Hospital Universitário de Santa Maria (Cirurgia Oncológica Avançada) e Hospital Casa de Saúde (Anestesiologia Perioperatória e Sedação Segura);
- Seberi – Hospital Pio XII (Anestesiologia Perioperatória e Sedação Segura e Colposcopia e Doenças do Trato Genital Inferior);
- Tenente Portela – Hospital Santo Antônio (Colonoscopia Diagnóstica e Terapêutica no SUS);
- Três Passos – Hospital Caridade (Anestesiologia Perioperatória e Sedação Segura);
- Uruguaiana – Santa Casa de Uruguaiana (Cirurgia Ginecológica com foco em tumores – 2 vagas).
Trabalho e aprimoramento profissional
Além do reforço no atendimento hospitalar e ambulatorial, os médicos selecionados participarão de aprimoramento profissional, com 16 horas semanais de prática assistencial e quatro horas de atividades educacionais, incluindo mentoria remota e imersões em serviços de referência.
A formação contará com profissionais vinculados ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), à Rede Ebserh e a outras instituições formadoras.
O programa também permite o ingresso imediato de médicos recém-formados na residência médica no SUS, acelerando a fixação de especialistas e garantindo atendimento qualificado à população.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de fevereiro, por meio da plataforma da UNA-SUS.
