O Ypiranga não fez um bom jogo, mas empatou com o São José no sábado (31), pela sexta e última rodada da primeira fase do Campeonato Gaúcho e garantiu classificação para as quartas de final do estadual. No Colosso da Lagoa, o placar fechou em 1 a 1.
Com o resultado, o time de Erechim ficou com sete pontos, na terceira colocação do Grupo B, e no mata-mata (em jogo único) vai enfrentar o Caxias, no Estádio Centenário. O São José ficou na terceira colocação do Grupo A, com nove pontos, e pega o Juventude, no Estádio Alfredo Jaconi.
O primeiro tempo no Colosso da Lagoa foi de pouca inspiração e a melhor chance do Ypiranga surgiu logo no começo. Aos 5', após bate-rebate na área do São José, Marcelinho pegou a sobra, mas mandou no travessão. O São José respondeu aos 10', em cruzamento rasteiro, mas antes que William conseguisse finalizar, Walce afastou. O Canarinho tinha mais posse de bola, chegou mais vezes ao ataque, porém, sem ameaçar o goleiro Fábio. Aos 38’, o Zequinha saiu jogando mal, o Canarinho tentou roubar a bola, não conseguiu e ela saiu em escanteio. Após a cobrança, o São José escapou em contra-ataque, Andrey tocou para Ronald Barcellos na direita, ele levou para o meio, tirou da marcação e bateu colocado, no ângulo, para abrir o placar.
Com os resultados paralelos o Canarinho estava ficando fora da zona de classificação e foi para a segunda etapa com mudanças e tentando buscar o resultado, porém, mostrando certa afobação, nervosismo e dando espaços para contra-ataque. Aos 18’, os resultados paralelos mudaram novamente e o Canarinho voltou para a zona de classificação. O Ypiranga seguia buscando pressionar e aos 32’, Dionísio cobrou falta na área, a defesa do São José ficou parada e Cleiton apareceu livre na cara do gol para tocar na saída de Fábio e igualar o placar. O árbitro prometeu três minutos de acréscimos, arrancando muita reclamação da torcida, jogadores e comissão técnica do Ypiranga, e o jogo encerrou antes dos 48’.
