Aviso indica risco de temporais entre sexta e sábado em razão da formação de um ciclone extratropical no Uruguai
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um aviso meteorológico para a ocorrência de tempestades com chuva forte, rajadas de vento intensas e queda de granizo isolado entre esta sexta-feira (9) e o sábado (10) em diversas regiões do Estado. A previsão está associada ao aprofundamento de uma área de baixa pressão, que deve dar origem a um ciclone extratropical no Uruguai, influenciando as condições do tempo no território gaúcho.
Na sexta-feira, principalmente durante a tarde, há indicativo de tempestades severas em praticamente todo o Estado, com maior risco nas regiões Centro e Oeste. Nesses locais, os acumulados de chuva podem superar 100 milímetros em até seis horas, além de rajadas de vento acima dos 90 km/h e possibilidade de granizo isolado.
Os volumes diários de chuva devem variar entre 15 mm e 60 mm, com acumulados pontuais que podem alcançar 120 mm, especialmente no Centro e no Oeste do Rio Grande do Sul.
Para o sábado, a previsão aponta a ocorrência de temporais isolados em quase todo o Estado, com exceção do Extremo Oeste. Os eventos podem provocar chuva localmente intensa e rajadas de vento fortes de forma pontual. Os acumulados previstos ficam entre 15 mm e 60 mm, podendo chegar a 90 mm em áreas específicas. Já no domingo (11), a tendência é de temporais isolados apenas nas regiões Norte e Nordeste.
Nas demais áreas, a expectativa é de chuva fraca a moderada, com tempo mais estável no Oeste. Os volumes previstos permanecem abaixo de 50 mm por dia. Ao final do período de aviso, os acumulados totais no Estado devem variar entre 20 mm e 90 mm, podendo ultrapassar 120 mm no Oeste, nas Missões e no Centro.
Situação hidrológica
De acordo com a Defesa Civil, a condição hidrológica atual apresenta níveis próximos à normalidade, com algumas estações em níveis baixos. Na bacia do Rio Vacacaí-Vacacaí Mirim, as tendências indicam estabilidade ou declínio dos níveis.
Em função dos volumes de chuva previstos, o órgão indica condição de Atenção e Alerta para municípios e regiões sinalizadas em amarelo e laranja no mapa hidrológico. Há risco de elevações rápidas em arroios e pequenos rios, além de alagamentos urbanos e enxurradas pontuais, especialmente em áreas com maior declividade.
Os rios de maior porte devem registrar pequenas elevações, permanecendo entre os níveis de normalidade e atenção para inundação.
