© Marcello Casal jr/Agência Brasil
Em 2025, o RG segue sendo o documento mais visado, enquanto a CNH registra aumento nas fraudes. Soluções que combinam inteligência artificial e análise humana chegam a 98% de precisão na identificação de irregularidades.
As tentativas de fraude documental no Brasil mais que dobraram entre 2022 e 2025, passando de cerca de 19 mil para mais de 51 mil casos acumulados neste ano, segundo levantamento da Caf. O RG continua sendo o documento mais visado (84% das fraudes em 2025), enquanto a CNH também registra crescimento, de 8% em 2022 para 14% em 2025, refletindo o aumento dos golpes com documentos em transações online e financeiras.
Em 2025, o RG continua sendo o documento mais visado em fraudes (84% dos casos), enquanto a CNH teve aumento de 8% em 2022 para 14% em 2025. Segundo José Oliveira, diretor de tecnologia da Caf, a grande variedade de modelos de RG aumenta o risco de adulteração, tornando necessária a combinação de tecnologia e análise humana para detecção de fraudes, que pode alcançar até 98% de precisão. A empresa analisou mais de 11 milhões de documentos em 2025 usando sistemas de Documentoscopia, que combinam verificação automatizada, OCR e análise especializada, oferecendo soluções antifraude para sites e aplicativos.
Por RedaçãoPublicado em 24/11/2025
