Foto Brigada Militar
Ataques na segunda-feira deixaram três feridos e ação policial apreendeu rifles, espingardas, mais de 600 munições intactas e outras 500 deflagradas
A Operação policial na tarde de segunda-feira (10) resultou em prisões e apreensões de armas e munições, na Terra Indígena (TI) Ventarra, em Erebango. A ação foi desencadeada após uma tentativa de homicídio contra dois agricultores.
De acordo com as informações divulgadas, no início da tarde, dois agricultores, pai e filho, teriam sido feridos por tiros disparados por um grupo de indígenas. As vítimas foram socorridas ao Hospital de Caridade de Erechim.
Policiais do 3º Batalhão de Choque da Brigada Militar, com apoio de guarnições do 13º Batalhão de Polícia e da 1ª Companhia Independente Comando Regional de Policiamento Ostensivo Norte acessaram a Terra Indígena e durante as diligências prenderam seis indivíduos e apreenderam um rifle calibre 22 e uma espingarda calibre 12, com numeração suprimida, cartuchos deflagrados e munições.
Já no começo da noite foram registrados novos disparos de arma de fogo no interior da aldeia e uma mulher foi ferida. Ela foi encaminhada para atendimento na Fundação Hospitalar Santa Terezinha, em Erechim.
Os policiais fizeram nova incursão na TI, realizaram mais cinco prisões e apreenderam uma espingarda calibre 22, uma espingarda Winchester Model 37, com numeração suprimida, uma espingarda calibre12, com numeração suprimida, uma espingarda CBC, calibre 22, uma espingarda Boito, calibre 20, com numeração suprimida, uma espingarda Urko, calibre 22, mais de 600 munições intactas e 500 cartuchos deflagrados.
Os presos foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal de Passo Fundo para registro da ocorrência e, posteriormente, encaminhados ao Presídio Regional de Passo Fundo.
Tentativas de homicídio
Segundo relatos, os agricultores estavam na localidade de Ventarra Alta quando foram atingidos pelos disparos. Eles fugiram no próprio veículo, pediram ajuda e foram encaminhados para o Hospital de Caridade, em Erechim.
Na manhã de segunda-feira, informações indicavam que o pai se encontrava estável e seguia em observação. O filho, de 32 anos, teria passado por uma cirurgia e foi internado na UTI para monitoramento constante.
Não foram divulgadas informações sobre a mulher encaminhada para a Fundação Hospitalar Santa Terezinha.
