Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Arquivo/ SECOM
Os dados são da PNAD Contínua – Educação, divulgada pelo IBGE, com base no segundo trimestre de 2024.
Com índice de 1,9% entre pessoas com 15 anos ou mais, Santa Catarina registrou a segunda menor taxa de analfabetismo do país, atrás apenas do Distrito Federal (1,8%). Os dados são da PNAD Contínua – Educação, divulgada pelo IBGE, com base no segundo trimestre de 2024. A média nacional ficou em 5,3%, três vezes maior que a catarinense. A pesquisa avalia o percentual de pessoas que não possuem habilidades básicas de leitura e escrita.
O secretário de Estado do Planejamento, Fabricio Oliveira, atribuiu a queda da taxa de analfabetismo em Santa Catarina ao investimento contínuo em educação e à valorização da formação cidadã. Segundo ele, o avanço representa dignidade, inclusão social e mais oportunidades no mercado de trabalho. Em 2022, o estado ocupava a terceira posição no ranking nacional, com 2,2%. Em 2024, subiu para o segundo lugar, com 1,9%. Oliveira destacou que o resultado é fruto do compromisso do governo estadual e que os esforços continuarão para reduzir ainda mais o índice.
Educação reforça medidas de fortalecimento da aprendizagem
O programa Qualifica SC, criado pelo Governo de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), tem como objetivo principal qualificar a aprendizagem dos estudantes. Integrado ao movimento Educação Levado a Sério, o programa implementa ações estratégicas para melhorar o fluxo escolar, a permanência dos alunos e o desempenho acadêmico, promovendo uma educação eficiente, equitativa e de qualidade. Entre as iniciativas estão o Fortalecimento da Aprendizagem e a implantação da Escola de Formação de Professores e Gestores, que visam aprimorar a compreensão sobre avaliação e recuperação da aprendizagem.
Voltado para estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental que apresentam desafios em leitura e escrita, o Programa Estadual de Fortalecimento da Aprendizagem promove ações conduzidas por professores pedagogos, com práticas contextualizadas que respeitam o ritmo de cada aluno. A iniciativa inclui também a formação de profissionais por meio da Escola de Formação de Professores e Gestores, com seleção de especialistas prevista para setembro e outubro, e capacitação entre novembro e dezembro.
A Região Sul apresenta a menor taxa de analfabetismo entre as pessoas de 15 anos ou mais. O índice médio da região é de 2,7%, conforme a PNAD Contínua – Educação 2024. Santa Catarina lidera com a menor taxa no recorte geográfico, com 1,9%, seguida pelo Rio Grande do Sul (2,4%) e pelo Paraná (3,5%).
Por Redação/Ascom GOVSCPublicado em 28/09/2025 21:50 - Atualizado em 28/09/2025 22:25