A atleta Maria Frare conquistou o título de campeã no Campeonato Brasileiro de Karatê Tradicional, realizado nos dias 6 e 7 de setembro, em Teresópolis (RJ). A jovem, da Escola de Karatê Onna Bugeisha, representou Erechim e a seleção gaúcha na competição.
O Campeonato Brasileiro é considerado um dos torneios mais prestigiados do calendário do karatê tradicional e reuniu competidores de diversos estados em provas que vão além do aspecto esportivo, valorizando também os princípios filosóficos e educacionais do karatê.
Para a atleta, “persistir nem sempre é fácil, especialmente quando se concilia estudos, trabalho, cansaço físico e treinos intensos, mas quando a vontade é maior que os obstáculos, a gente sempre dá um jeito. Sou imensamente grata a todos que me apoiam nessa jornada, especialmente à minha família, que está sempre ao meu lado, me incentivando nos momentos mais difíceis”.
A conquista de Maria contou com o apoio da prefeitura de Erechim, Secretaria de Esportes, Cultura e Economia Criativa, Dankana Kimonos, Federação Sul Rio-grandense de Karatê Tradicional (FSRKT), Espaço Raquel e URI Erechim.
A sensei Cristiane Babinski, responsável por treinar a jovem atleta, celebrou o feito. “Parabéns à Maria por toda sua dedicação e esforço. Essa conquista tem um valor ainda mais especial, já que ela era a única faixa marrom entre atletas faixas pretas. Com muito suor, disciplina e foco, ela mostrou que o comprometimento com o karatê e com seus sonhos supera qualquer desafio”.
A atleta obteve quatro medalhas
Ouro - Kumitê (luta) Individual
Bronze - Kumitê em Equipe
Bronze - Kata em Equipe
Bronze – Fukugo