Semana foi marcada por encontros com lideranças, assembleia com mais de 300 gestores e a entrega de um espaço permanente dedicado ao protagonismo feminino no municipalismo
A participação da Famurs na Expointer 2025 – realizada de 30 de agosto a 07 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio – entrou para a história do municipalismo gaúcho. Durante a semana, a Federação promoveu a maior assembleia já realizada pela entidade dentro do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, reunindo prefeitos, prefeitas, lideranças municipais e autoridades estaduais e federais.
A entidade reforçou sua defesa aos trabalhadores que alimentam o Rio Grande do Sul, o Brasil e o mundo, e deu enfoque às pautas prioritárias da atual gestão: a reforma tributária e seus impactos nos municípios, a recuperação das receitas próprias, a equalização dos débitos previdenciários junto aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e o incentivo ao uso de inteligência artificial e inovação nas administrações municipais. Além disso, o tradicional Coquetel dos Prefeitos mais uma vez se consolidou como ponto de encontro de lideranças políticas e municipais.
A programação da Casa Famurs foi marcada por debates técnicos, reuniões com secretarias de Estado, encontros com gestores e momentos de integração. Ao longo da semana, prefeitos e prefeitas reforçaram sua união em torno das pautas municipalistas, fortalecendo o diálogo com diferentes esferas de governo e com o setor produtivo. A Casa da Famurs esteve de portas abertas, com a equipe da Federação recebendo prefeitos, prefeitas e visitantes de todo o estado.
Um dos marcos desta edição foi a inauguração do Auditório Mulher Gaúcha, espaço permanente construído em anexo à Casa Famurs no Parque Assis Brasil. A iniciativa simboliza a retomada do Movimento Gaúcho da Mulher Municipalista (MGMM) e reforça o protagonismo feminino no municipalismo, transcendendo gestões e servindo como legado para todos os municípios gaúchos.
E ao participar da abertura oficial da feira, a Famurs valorizou e destacou o papel essencial dos produtores rurais, reforçando a posição da entidade em defesa dos municípios e da agricultura.
A presidente da Famurs e prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, celebrou o resultado da participação da entidade na Expointer.
“Foi uma semana intensa — e cada gota de suor valeu a pena. Tivemos reuniões técnicas, debates com secretarias, encontros com prefeitos e prefeitas, além de momentos de integração. Entregamos um marco que fica para sempre: o Auditório da Mulher Gaúcha, símbolo da retomada do Movimento Gaúcho da Mulher Municipalista. Uma estrutura permanente, em anexo à Casa Famurs, que transcende gestões e serve a todos os municípios”, destacou.
Adriane pontuou ainda a importância da união entre os municípios.
“A abertura oficial da feira mostrou que nesta edição os holofotes se voltaram a quem merece: nossos produtores rurais, que alimentam o Rio Grande, o Brasil e o mundo. Tenho a certeza de que saímos da Expointer ainda mais unidos para fortalecer os municípios gaúchos. Muito obrigado, prefeitos, prefeitas e lideranças. Sigamos juntos, pois, quando o município se fortalece, todo mundo cresce”.
Com essa participação, a Famurs fortalece o municipalismo, consolida novas conquistas e reafirma seu papel de defesa e representação dos municípios gaúchos.