Iniciativa reúne mais de 40 entidades e projeta implantação de projetos-piloto em municípios da região
O Fórum de Promoção, Prevenção e Educação em Saúde do Alto Uruguai (FPPSAU) foi criado a partir de debates sobre o crescimento dos índices de adoecimento e busca consolidar um movimento permanente de reflexão e elaboração de propostas voltadas à área da saúde.
A iniciativa envolve a participação de municípios da AMAU-RS em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), cooperativas de crédito e agricultura familiar, sindicatos, 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, governos estadual e federal, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), terapeutas, Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), hospitais da região, 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), entre outras instituições, totalizando mais de 40 entidades.
Desde a sua criação, o Fórum promoveu três seminários e atividades formativas, reunindo cerca de 150 estudantes e mais de 1.500 participantes em encontros regionais. As discussões têm como foco a promoção da saúde e a prevenção de doenças, ampliando a visão do cuidado humano para além do tratamento clínico e hospitalar.
Para os anos de 2025 e 2026, estão previstos projetos-piloto em oito municípios, com base em levantamentos estatísticos e ações direcionadas à prevenção de problemas físicos e emocionais. A proposta é desenvolver novas metodologias de atenção em saúde, voltadas ao fortalecimento da rede de cuidado regional.