Antonio Augusto/STF
Ação pode levar pela primeira vez na história do país a condenação de um ex-presidente por uma tentativa frustrada de golpe de estado
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começa o julgamento de Jair Bolsonaro e mais sete réus, processo que pode levar pela primeira vez na história do país a condenação de um ex-presidente e seus aliados por uma tentativa frustrada de golpe de estado. Esse é o núcleo crucial da trama golpista. Serão oito sessões de julgamento, marcadas para os dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro. Nos dias 2,9 e 12, as sessões serão realizadas no período da manhã e da tarde, com pausa para o almoço. Nos dias 3 e 10, o julgamento ocorrerá somente pela manhã.
O julgamento começa com o ministro Alexandre de Moraes lendo o relatório do processo. É um relato sobre como se deu cada etapa da instrução penal até o julgamento. Após isso, começam as sustentações orais. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, terá duas horas para falar pela acusação, e cada defesa, uma hora para pedir a absolvição dos réus. A expectativa é que as duas primeiras etapas tomem os dois primeiros dias de julgamento (hoje e amanhã, e 3 de setembro).
Acompanhe o julgamento:
11h06 – Silas Malafaia coloca hashtag nas redes sociais em apoio a Bolsonaro:
11h04 – Gonet afirma que “denúncia não pode ser analisada por fatos isolados”.
11h – Aline Becketty: Oposição continua reagindo ao julgamento. “O Bolsonaro não tem foro privilegiado, o juiz não é imparcial, é um inimigo declarado dele”, afirma deputada federal Carolina De Toni (PL).
“O processo está sendo julgado na turma e não no plenário, não há prova robusta de qualquer crime que ele tenha cometido, aliás, apontem aqui o crime que ele cometeu”, diz.
10h56 – O procurador-geral da República, Paulo Gonet, começa sustentação oral para defender a condenação dos oito réus.
10h55 – Moraes termina a leitura do relatório e passa a palavra ao procurador, Paulo Gonet, para defender as acusações.
10h49 – Igor Damasceno: Presentes no julgamento reagem às acusações. Em tom de reprovação, Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa do Brasil, balança a cabeça negativamente ao ouvir acusações sobre urnas eletrônicas.
10h48 – Bruno Pinheiro: Parlamentares da oposição se manifestam sobre o julgamento. “O que estão dando é um golpe eleitoral, tirando Jair Bolsonaro das eleições de 2026”, diz José Medeiros, deputado do PL de Mato Grosso.
10h45 – Aline Becketty: Oposição se manifesta sobre 7 de setembro. “Será um dia marcado e vocês podem ter certeza que todas as capitais estarão lotadas, não só comemorando a anistia, mas principalmente mostrando para o Brasil a injustiça que tá sendo feito com o presidente Bolsonaro”, afirma deputado federal Zucco (PL).
“O presidente Bolsonaro não está tendo o devido processo legal a ampla defesa, na medida que é o primeiro ex-presidente da história do Brasil a ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal”, diz.
10h42 – Bruno Pinheiro: Independente do que acontecer no julgamento, Bolsonaro já mudou o Brasil, diz senador Wellington Fagundes (PL).
10h39 – Ex-presidente da Comissão da Anistia Enea Stutz acompanha o julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal), a convite do ministro Alexandre de Moraes.
10h30 – Mano Ferreira: Disputa nas redes: #BolsonaroFree e #BolsonaroCondenado lideram trending topics no X.
10h15 – Bruno Pinheiro: Durante o julgamento de Bolsonaro, o Senado ouve ex-assessor de Moraes sobre vazamento de informações no TSE.
10h04 – Ministro Alexandre de Moraes cita relatório da PGR que menciona participação de Jair Bolsonaro no 7 de Setembro de 2021, quando ex-presidente fez um dos discursos mais agressivos contra o ministro do STF, ao dizer que não ia seguir suas determinações.
Alexandre de Moraes e Paulo Gonet durante julgamentos da Ação Penal 2668
10h03 – Victoria Abel: Congresso abriria novo flanco de disputa com STF se pautasse anistia, Hugo Motta e Davi Alcolumbre não devem ir para o enfrentamento, avaliam líderes de centro.
9h55 – Moraes segue na leitura do relatório.
9h53 – Beatriz Manfredini: Mesmo em Brasília, Tarcísio deve tentar ficar fora dos holofotes e articula agendas “em off”. Se questionado, discurso reforçará inocência de Bolsonaro.
9h49 – Igor Damasceno: Permanência de Bolsonaro em casa foi orientação da defesa e dos médicos. Ex-presidente segue com quadro frequente de refluxos
9h46 – Moraes relembra depoimentos dos réus.
9h40 – Alexandre de Moraes detalha todo o processo que levou ao julgamento de hoje.
Ministro também faz referência a uma outra ação que envolve o deputado Eduardo Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, junto ao governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do Supremo.
9h31 – Moraes menciona diversas vezes a defesa da soberania nacional e afirma que ela não pode ser “vilipendiada ou extorquida”.
Fala do ministro indica que ameaças de Donald Trump ao Brasil devem permear todo o julgamento.
9h29 – Igor Damasceno: Com o julgamento do ex-presidente, Palácio do Planalto acredita em novas sanções dos EUA contra o Brasil.
9h26 – Ministro Alexandre de Moraes apresenta réus e explica crimes que são acusados. Moraes também cita que Bolsonaro é acusado de liderar organização criminosa.
9h11 – Ministro Cristiano Zanin abre a sessão e faz agradecimentos.
9h08 – Paulo Sérgio Nogueira, um dos réus, acompanhará o início das sessões do Supremo. “A gente acredita na Justiça e nas provas apresentadas nas nossas alegações finais”, disse. Ex-ministro é o único réu presente até o momento.
9h – Começa aqui a cobertura da Jovem Pan do julgamento de Jair Bolsonaro no STF. Ex-presidente é acusado de tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. A sessão está programada para começar às 9h.