Selecionado entre 500 inscritos, o cantor levará a essência da cultura polonesa vivenciada em Áurea ao concurso internacional em Curitiba
O cantor, músico e professor Diego Savegnago foi selecionado como um dos 32 semifinalistas do The Voice of Polonia América do Sul. A edição ocorre pela primeira vez no Brasil, com etapas presenciais na Casa da Cultura Polônia Brasil, em Curitiba.
A semifinal acontece na próxima sexta-feira (22) e os classificados disputarão a grande final no sábado (23). O vencedor receberá um prêmio de mil euros, concedido pela Associação de Artistas Intérpretes SAWP.
Descoberta da oportunidade
A inscrição de Diego foi possível graças ao incentivo da professora de língua polonesa de Áurea, Miriam Aparecida Banaszewski. Ela identificou a oportunidade e o encorajou a participar do concurso.
“Diego trabalha com o grupo Recordações, que canta em polonês. Ele interpreta músicas polonesas mesmo sendo de origem italiana, atua no CRAS e eu acredito que seja a pessoa apropriada para representar o município. Por que não alguém de Áurea, já que somos a Capital Polonesa dos Brasileiros?”, destacou.
Caminho até a semifinal
Motivado, Diego gravou um vídeo interpretando uma música local e avançou pelas fases seguintes, cada uma exigindo um novo repertório. Entre 500 candidatos, foi um dos 32 selecionados para a semifinal.
Ele ressalta o orgulho em representar Áurea, cidade reconhecida pela forte ligação com a cultura polonesa. Explica que aprendeu músicas e tradições com o grupo Recordações, que o auxiliou na pronúncia e na compreensão das letras. “Estou muito feliz em poder representar Áurea, toda a região e a cultura polonesa que aprendi aqui”, afirmou.
Com 20 anos de carreira, o músico relata que ainda sente o “frio na barriga” antes de subir ao palco. “Sempre digo que, no dia em que isso não acontecer, terá acabado o encanto.”
A disputa
Na sexta-feira, Diego interpretará músicas previamente selecionadas diante de uma banca de jurados, que avaliará afinação, pronúncia e postura. Caso avance, se apresentará entre os 16 finalistas, no sábado, acompanhado por uma orquestra regida por maestro polonês.
Para ele, a participação já representa uma vitória. Independentemente do resultado, considera essa experiência uma oportunidade de aprendizado e intercâmbio cultural.
Orgulho para Capital Polonesa dos Brasileiros
O vice-prefeito de Áurea, Elton Sirena, comemorou a seleção do cantor. Segundo ele, mais de 95% da população do município é descendente de poloneses, sendo comum ouvir a língua nas ruas e o município busca incentivar a preservação dessa herança cultural.
“Hoje é um dia de muita alegria. Comemoramos a seleção do professor Diego, que realiza um trabalho importante em Áurea há muito tempo. Incentivamos iniciativas que mantêm vivas as tradições e a nossa rica cultura polonesa”, afirmou.