Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Prova de vida: Veja se seu nome ainda está na lista de pendentes em 2025

Publicada em: 19/08/2025 14:20 -

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

 

Prova de vida do INSS já foi confirmada por 30,5 milhões de segurados, mas governo alerta para golpes contra aposentados

 

O governo federal informou que, em 2025, mais de 30,5 milhões de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) realizaram a prova de vida, garantindo a continuidade do benefício. O número representa cerca de 90% dos que precisam passar pelo procedimento anual.

Segundo a Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), a prova de vida do INSS é essencial para evitar fraudes e pagamentos indevidos.

A maioria das comprovações é feita de forma automática, por meio de cruzamento de dados oficiais, sem que o beneficiário precise ir ao banco ou acessar o aplicativo Meu INSS ou do site.

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Quando é preciso agir

Apenas quem não for localizado pelo sistema automático recebe uma notificação direta do banco responsável pelo pagamento. Nesse caso, o segurado precisa realizar a prova de vida do INSS manualmente.

Como verificar sua situação

Em caso de dúvidas, o beneficiário pode acessar o aplicativo ou site Meu INSS e conferir o serviço “Prova de Vida”. Se constar a data da última atualização, o benefício está regular. Caso apareça a mensagem “Comprovação de vida não realizada”, será necessário regularizar a situação.

Outra opção para regularizar a prova de vida do INSS é ligar para o número 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Atenção para os golpes

O governo também fez um alerta sobre criminosos que tentam enganar aposentados e pensionistas com ligações e mensagens falsas, pedindo dados pessoais ou ameaçando cortar o benefício.
O INSS informou que não faz ligações, não envia mensagens por WhatsApp ou SMS e não manda servidores à casa dos beneficiários para recolher documentos.

“Desconfie de qualquer contato fora dos canais oficiais. Nunca repasse informações pessoais, senhas ou cópias de documentos por telefone ou mensagem”, destacou a Secom.

 

Por Redação VLPublicado em 18/08/2025 21:12 - Atualizado em 18/08/2025 23:50

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...