12ª Festa Internacional do Pierogi será nesta sexta-feira (4), a partir das 19h, no ginásio de esportes. “Será um grande evento”, afirma prefeito, Genoir Florek (Neninho)
O município de Centenário realiza a 12ª Festa Internacional do Pierogi, nesta sexta-feira (4), a partir das 19h, no ginásio de esportes. A programação celebra os 150 anos da imigração polonesa no Rio Grande do Sul e homenageia as diferentes tradições que vieram com os primeiros colonizadores ao estado.
O pierogi é um tipo de pastel cozido tradicional da culinária polonesa e muito consumido na Europa central e oriental. O prato é frequentemente recheado com molhos de carne, nata, queijo, temperos, batata ou frutas. Os pierogi poloneses são normalmente cozidos na água com sal. Também é comum que sejam consumidos assados ou fritos.
Segundo o prefeito de Centenário, Genoir Florek (Neninho), a Festa do Pierogi é um momento em que se faz o resgate da cultura, culinária e história polonesa. “Neste ano se está completando 150 anos da imigração polonesa ao Rio Grande do Sul. Então, este evento também tem a finalidade de mostrar a união e o trabalho dos poloneses e tudo que eles representam ao Rio Grande do Sul, afinal, são 1,5 milhão de descendentes de poloneses vivendo no estado, e em Centenário, representa 90% da nossa população. A nossa administração está resgatando e valorizando tudo que os poloneses fizeram, tudo que eles legaram para nossa região. Será uma grande festa”, observa o prefeito.
A rainha do município, Eduarda Bieluczyk, ressalta que a expectativa para a festa deste ano é muito grande, já que vai ter muitas novidades.
O Pieroguito é o mascote oficial da Festa do Pierogi e dissemina cultura, tradição e identidade, fala sobre a culinária polonesa, as raízes dos imigrantes que ajudaram a construir Centenário e, claro, ensina sobre o preparo do delicioso pierogi.
Os ingressos para o jantar já estão esgotados e para o baile podem ser adquiridos na hora. A animação será feita pela Banda Os Cometas.