Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

SUTRAF-AU participará de mobilização da FETRAF-RS em defesa da agricultura familiar

Publicada em: 12/05/2025 12:11 - Notícias

Interessados em participar da mobilização devem passar na sede do sindicato em cada município para inscrição e mais informações. Contato SUTRAF-AU: (54) 2106-8072


O Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai (SUTRAF-AU) está chamando seus associados para a mobilização estadual organizada pela FETRAF-RS, que ocorrerá em 15 de maio, em Porto Alegre. A decisão foi aprovada por unanimidade em assembleia virtual na terça-feira (06), após a falta de respostas concretas dos governos estadual e federal às demandas do setor.

Contexto da mobilização

Há pelo menos quatro anos, as famílias agricultoras enfrentam seca, enchentes e dificuldades financeiras, sem avanços nas negociações. "Precisamos de medidas urgentes para garantir a continuidade da produção de alimentos", destacou o coordenador geral do SUTRAF-AU, Alcemir Bagnara.

Entre as principais reivindicações federais estão a reforma do PROAGRO: ampliar acesso, cobertura e garantia de renda, com bônus para práticas sustentáveis. Desenrola Rural 2: renegociação de dívidas com prazos de até 12 anos, 2 anos de carência e juros de 4%. Crédito via BNDES: Juros de 6% para refinanciamento de dívidas com insumos e máquinas. Habitação rural: agilidade na análise de propostas e implementação de faixas II e III. Isenção de IR para agricultura familiar e PAC específico para o setor.

A pauta estadual envolve recuperação de solos e programa de irrigação/armazenamento de água. Bolsa Juventude Rural: mais recursos e ampliação de beneficiários. E fomento à agroindustrialização familiar.

Participe

Interessados em participar da mobilização devem passar na sede do sindicato em cada município para inscrição e mais informações.

Contato SUTRAF-AU: (54) 2106-8072


Por Redação Jornal e TV Bom Dia 
Foto Divulgação



Compartilhe: