Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Jovens do Alto Uruguai participam de curso de empreendedorismo rural em Erechim

Publicada em: 27/03/2025 16:55 - Agro

Capacitação busca fortalecer a sucessão familiar e impulsionar o desenvolvimento sustentável no campo


Um grupo de 34 jovens da região do Alto Uruguai está participando da 5ª turma do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para Juventude Rural, promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O primeiro módulo desta edição de 2025 ocorre nesta quarta e quinta-feira (26 e 27) no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre).  

Formação para o futuro do campo 

O curso tem como principal objetivo capacitar os jovens para a permanência no meio rural, incentivando o protagonismo e o empreendedorismo no desenvolvimento socioeconômico e ambiental das propriedades familiares. Com seis módulos ao longo do ano, a formação aborda temas como gestão rural, sustentabilidade, sucessão familiar e técnicas de produção agropecuária. 

Na abertura do primeiro módulo, os participantes e seus pais foram recepcionados pela gerente regional da Emater/RS-Ascar, Fernanda Tacca Angonese, pela assistente técnica regional, Nádia da Rosa, e pela coordenadora do Cetre, Rosangela Montepó. Também estiveram presentes extensionistas dos 17 municípios de origem dos jovens.  

Agricultura familiar e cooperativismo em pauta

A programação seguiu com uma palestra do superintendente regional do Sicoob Crediauc SC/RS, Rafael Márcio Hall, que destacou a importância da agricultura familiar como base da organização social, cultural, econômica e ambiental do campo. Em seguida, a gerente da agência do Sicoob em Erechim, Tatiane Toso Bertolla, apresentou um panorama do sistema cooperativo e suas vantagens, ao lado do gerente de Relacionamento Agro, Guilherme Machado. 

Uma das atividades de destaque foi a dinâmica "Sonhos", conduzida pela extensionista e psicóloga Joice Schneider Marmentini. Nela, os jovens compartilharam suas expectativas para o curso, como adquirir novos conhecimentos, ampliar oportunidades e fortalecer a sucessão familiar no campo. Os pais reforçaram o desejo de ver os filhos capacitados para transformar e fortalecer as propriedades rurais. 

Próximos passos 

O curso seguirá ao longo do ano, com o próximo módulo previsto para os dias 28 e 29 de abril. Entre os temas abordados nos encontros estão relações interpessoais, gestão rural, meio ambiente, segurança alimentar, bovinocultura de leite, fruticultura e manejo de recursos naturais, como solo e água. 

Ao final da formação, os participantes deverão apresentar um projeto produtivo, aplicável em suas propriedades, consolidando o aprendizado e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar na região.


Por Assessoria
Foto Divulgação



Compartilhe: