Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Quaresma, tempo de reflexão sobre o amor ao próximo

Publicada em: 05/03/2025 11:40 - Notícias

Neste ano, o período inicia na quarta-feira, 5, e se estende até o dia 17 de abril, antes da celebração da Quinta-feira Santa


Há quem diga que, no Brasil, o ano só começa depois do Carnaval. Mas, além disso, o fim da festa nacional marca também o início da tradicional celebração cristã, a Quaresma. Neste ano, o período tem início na quarta-feira, 5 de março, data reconhecida pelo cristianismo como Quarta-feira de Cinzas, e vai se estender até o dia 17 de abril, antes da celebração da Quinta-feira Santa.

A Quaresma é celebrada por católicos, ortodoxos, calvinistas, anglicanos, luteranos, metodistas e ortodoxos orientais. A data marca o período correspondente à preparação para a Páscoa cristã e está ligada a práticas como jejum e caridade. Tradicionalmente, esse intervalo dura 40 dias, número simbólico para os praticantes porque remete a diversos episódios bíblicos.

Conforme o Padre Lucas André Stein, da Diocese de Erechim, nos primeiros séculos do cristianismo não existia uma data fixa para o começo da preparação para a Páscoa. “Com o tempo, por volta do século IV d.C., foram surgindo essas preparações mais longas de algumas semanas de jejum para a festa da Ressurreição. Foi mais para o final do primeiro milênio em que se estabeleceu a Quaresma, os 40 dias de penitência, de mudança de vida, de oração”, conta.

Além disso, Padre Lucas explica o significado por trás das cinzas, que representam a vontade de conversão, de penitência. “Há vários relatos que mencionam as cinzas como um sinal de penitência, porque recordam a nossa fragilidade. Recordam que essa vida passa, né?”, diz.

Cultivando tradições

Durante a Quaresma, há tradições que podem ser seguidas pelos fiéis, como “intensificar a oração, as obras de caridade, o espírito de desapego das coisas e a questão do jejum. Não pode ser um ritual meramente vazio, tem que ter um espírito de desapego e de ajuda ao próximo também. Então fazemos o jejum na Quarta-Feira de Cinzas, e a abstinência de carne, assim como na Sexta-feira Santa”, descreve o Padre.

Ele detalha que as tradições, como jejuar e abster-se de carne, da mesma forma que a Via Sacra, o jejum às sextas-feiras e outros dias de semana, para contemplar “o caminho da Cruz, a Paixão de Jesus”, e outras demonstrações de fé, como peregrinações, caminhadas, “simbolizam a nossa transitoriedade pelo mundo. Não se desmerece o mundo, mas se sabe que ele é temporário”, aponta Padre Lucas.

Evitar o que fere, mata e tira a dignidade

“Quanto ao que se deve evitar, varia muito de tradição para tradição, são costumes. Mas, no geral, é indicado que procuremos evitar os pecados, ainda mais durante esse tempo que é a Quaresma. É o pecado que afeta a nossa relação com Deus e com os irmãos, negativamente, e nos afasta do amor de Deus, do amor aos irmãos”, completa o sacerdote.

Para Padre Lucas, as pessoas que têm uma consciência bem formada e madura, principalmente neste período, vão procurar evitar o que fere, mata e tira a dignidade. “E, claro, depois vem algumas outras restrições no sentido de evitar os exageros, como da comida, da bebida, da diversão também”, orienta.

Programação

Nesta quarta-feira, 5, às 18h30, a Catedral São José será palco da missa de abertura da Campanha da Fraternidade 2025, presidida por Dom Adimir. Este ano, a campanha tem como tema "Fraternidade e Ecologia Integral", alinhando-se aos objetivos da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em novembro, em Belém do Pará.

A quinta-feira, 6, será marcada por importantes reuniões pastorais. As 13h30, no Auditório São José, ocorrerá o encontro de coordenadores e vice coordenadores paroquiais da Pastoral da Pessoa Idosa. Já às 19h, em Jacutinga, será realizada a reunião da Área Pastoral de Jacutinga, para discutir e planejar atividades de evangelização e apoio pastoral.

No domingo, 9, às 9h, a Igreja Imaculada Conceição, em Getúlio Vargas, será palco da missa em comemoração aos 40 anos da Cáritas Diocesana. A celebração, presidida por Dom Adimir, será um momento de agradecimento pelo trabalho social realizado pela Cáritas.

A Diocese de Erechim também se prepara para a tradicional iniciativa “24 Horas para o Senhor”, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de março no Santuário Nossa Senhora de Fátima. Durante o evento, serão oferecidos momentos de confissão, missa e adoração ao Santíssimo Sacramento, com o objetivo de promover a reconciliação e a oração em comunidade.

Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2025

A mensagem do Papa Francisco para a Quaresma deste ano, intitulada "Caminhemos juntos na esperança", convida os fiéis a refletirem sobre o significado da esperança e a conversão pessoal e comunitária. O Papa destaca a importância de que todos caminhem juntos em direção à transformação, à misericórdia e à ação social.


Por Redação
Foto Banco de imagens






Compartilhe: