Goleiro Tricolor defendeu dois pênaltis, marcou um gol e fez boas defesas no tempo normal
O Grêmio venceu o Juventude nos pênaltis na tarde deste sábado (1), e garantiu vaga na final do Campeonato Gaúcho. Com um a menos durante boa parte da partida, o Tricolor foi derrotado no tempo normal, no Estádio Alfredo Jaconi, por 2 a 1, mesmo placar que havia vencido o primeiro jogo na Arena e a decisão foi para os pênaltis.
Nas cobranças, o Tricolor derrotou o Papão por 3 a 2 e manteve vivo o sonho de conquistar o octacampeonato estadual.
O adversário na decisão sairá do confronto entre Inter e Caxias, que jogam na noite de hoje, no Estádio Beira-Rio. O Colorado venceu o jogo de ida por 2 a 0 e pode perder por até um gol de diferença que avança.
Primeiro tempo
Na primeira metade do primeiro tempo a marcação forte, os erros de passe e as faltas deram a tônica, mas após a parada para hidratação, o Juventude voltou dominando e teve duas chances de abrir o placar, com Bataglia. Na primeira, Volpi salvou em finalização dentro da área e na segunda, o atacante mandou uma bomba, que passou perto. Ainda na primeira etapa, o zagueiro Jemerson, que havia perdido quase todas as disputas, recebeu o segundo amarelo e foi expulso.
Segundo tempo
O Grêmio voltou para a segunda etapa com o regulamento embaixo do braço e tentando fazer um jogo sem pressa. O Juventude foi para cima, Volpi salvou duas vezes e aos 21’, Ênio cruzou na área e Adriano Martins, de cabeça, abriu o placar. Na reta final, o Grêmio foi para a pressão e nos acréscimos, aos 51’, após escanteio, o zagueiro Gustavo Martins acertou uma bicicleta e mandou para as redes, recolocando o Tricolor na disputa.
Confusão e pênaltis
O lance foi para revisão do VAR devido a uma possível falta de Gustavo Martins em Mandaca, mas o gol foi validado. Houve confusão em campo e o técnico Gustavo Quinteros acertou o braço no rosto de Ênio, do Juventude. Reginaldo foi para cima do treinador e os dois foram expulsos.
Nos pênaltis, Wagner Leonardo, Arezo e Tiago Volpi marcaram para o Grêmio e o goleiro Gustavo defendeu as cobranças de Pavon e Villasanti. Pelo Juventude marcaram Giovanny e Jadson. Tiago Volpi defendeu as cobranças de Nenê, Alan Ruschel e Ênio mandou para fora.