Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Documentário sobre centenário do Ypiranga será lançado no cinema

Publicada em: 23/02/2025 10:28 - Esporte

“Sonho e Glória: os 100 anos do Ypiranga”, o documentário sobre o centenário do Canarinho, vai entrar em campo. Com todos os “jogadores” em sintonia, o filme, que será lançado no final de março, é uma verdadeira imersão na história de um dos clubes mais emblemáticos do futebol gaúcho, marcado por momentos de superação, paixão e dedicação. Idealizado pelo cineasta Patrick Menegazzo, o projeto surgiu em 2022 a partir de um insight de seu irmão, Giovanni, e ganhou vida com o apoio do clube, que forneceu informações, arquivos, acesso ao estádio e aos jogadores.

Com o projeto aprovado pela Lei Rouanet no final de 2023, a produção iniciou em janeiro de 2024, com as primeiras filmagens durante o Campeonato Gaúcho. O processo de produção levou cerca de um ano e dois meses, culminando com a estreia do filme em março de 2025.

O documentário tem 70 minutos de duração e foi planejado para ser um média-metragem. Mais de 20 horas de material foram gravados, incluindo entrevistas e imagens externas. A narrativa é enriquecida por depoimentos de personagens e importantes histórias do Ypiranga, como de Dionísio Sganzerla, que idealizou a construção do Colosso da Lagoa, e as Legionárias, que, segundo pesquisas, foi uma das primeiras torcidas femininas organizadas no Rio Grande do Sul. Elas vendiam rosas na frente do estádio, e o dinheiro arrecadado era para o clube.

Paixão e dedicação
"São pessoas que vivem isso com paixão, dedicação, e muitas vezes trabalham de graça pelo clube, simplesmente por amor e fé", conta Menegazzo, emocionado com a trajetória de resistência do Ypiranga, que enfrentou crises financeiras e incêndios que destruíram parte do seu patrimônio histórico. “O incêndio de 1960 acabou com recordações, acervos, troféus. Mesmo assim, o clube se reestruturou”.

Equipe local
A produção envolveu cerca de 30 profissionais diretamente e aproximadamente 50 indiretos. A trilha sonora é completamente original, com cerca de 30 músicas compostas exclusivamente para o documentário.

Um aspecto que destaca o projeto é a valorização dos profissionais de Erechim: 95% da equipe é local. Além disso, imagens raras, como registros do primeiro estádio do Ypiranga, o Estádio da Montanha, datados da década de 1930, adicionam um toque único à narrativa.

Cinema e acessibilidade
O filme será exibido no Movie Arte Cinemas, em Erechim, em quatro sessões gratuitas e abertas ao público. As exibições acontecerão nos dias 20, 21, 22 e 23 de março de 2025, sempre às 21h, com recepção especial nos dois primeiros dias, incluindo tapete vermelho e música ao vivo. As duas últimas sessões contarão com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva, incluindo legendas descritivas, Libras e audiodescrição.

Distribuição e exibição
Após a exibição no cinema, o documentário será distribuído em duas escolas da Rede Pública de Ensino de Erechim, promovendo ao final um momento de bate-papo com os alunos sobre a produção do filme, e permitindo que as novas gerações conheçam a história desse clube que faz parte da cultura local.  

Além disso, “Sonho e Glória: os 100 anos do Ypiranga” poderá ser visto no canal do YouTube do diretor Patrick Menegazzo, que disponibilizará o filme um ou dois meses após a estreia. Também há planos para exibição em canais de TV e plataformas de streaming.


Por Ascom
Foto Jeferson Prates










Compartilhe: