Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Município de Erechim orienta sobre restrições de áreas de pouso de pombas

Publicada em: 19/02/2025 13:27 - Região

Visto como praga em vários lugares, os pombos fazem parte da história mundial, a exemplo da atuação na I e II Guerra


O município de Erechim, por meio da Secretaria da Saúde, orienta a população com relação a preocupação, por parte da Pasta, focada na saúde pública, no que se refere aos pombos que hoje em dia, em maior número, se encontram em ambientes com grande concentração de pessoas.

Refúgio

         Mais conhecidos como pombas domésticas, elas escolhem os parapeitos, sacadas, vãos, espaços e frestas junto a equipamentos de ar-condicionado, entre outros, como seus locais preferidos para seus ninhos e repouso. Estes animais ganham a simpatia das pessoas que acabam os alimentando, favorecendo ainda mais sua ótima adaptação às cidades. Porém, podem causar riscos à saúde pública.

Doenças

 De acordo com informação da Secretaria de Saúde, os pombos domésticos podem disseminar diversos patógenos, além de moscas, carrapatos, piolhos responsáveis por doenças alérgicas e outras doenças graves aos seres humanos, como alguns tipos de meningites. Estas aves, entretanto, fazem parte da fauna brasileira e não podem ser sacrificadas indiscriminadamente.

Medidas

  Conforme explica o secretário de Saúde, Vianei Mueller, com atenção a tudo isso, o Setor de Vigilância Ambiental em Saúde, da Secretaria da Saúde de Erechim e o Pelotão Ambiental de Erechim (PATRAM), reuniram-se para ordenar as medidas e ações que podem ser tomadas visto que a população erechinense tem muitas dúvidas quanto ao que se fazer com os pombos.

“Estas medidas visam principalmente evitar que estas aves façam ninhos ou encontrem lugares para repouso em prédios. Tais medidas estão de acordo com o “Guia de Manejo e Controle de Pombas Domésticas em Áreas Urbanas”, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde – CEVS, do RS. Este “Guia de Manejo e Controle de Pombas Domésticas” tem como uma de suas bases a Lei de Crimes Ambientais, Nº 9.605 de 1998”, explica o secretário de Saúde.

Crime ambiental

         O Comandante da PATRAM, tenente Tiago Merlin Bernieri, enfatizou sua preocupação com a saúde da população e o cumprimento da lei de Crimes Ambientais. “Matar os pombos configuram crime ambiental, sujeito a responder processo judicial e multas e que os ninhos com filhotes devem ser preservados, até que os filhotes abandonem os ninhos”, disse.

Como resultado desta reunião serão entregues à população, às imobiliárias e a quem interessar possa, de acordo com as demandas, folders com ideias e sugestões para evitar a presença destes animais, além de palestras explicativas.

Cuidados

         A bióloga da Secretaria de Saúde, Luciana Zukovski, destacou que ao colocar em prática as medidas sugeridas, deve-se tomar muito cuidado com o pó das fezes secas destas aves, devido à presença de patógenos, como o fungo transmissor da Criptococose. “A limpeza destas fezes, deve ser realizada com a utilização de máscaras, luvas e botas para evitar a contaminação.

Conheça a história dos pombos

 Os pombos urbanos são descendentes de pombos selvagens. Foram domesticados séculos atrás, para servir de alimento e por conta de sua capacidade de navegação. Eles prosperam em nossas cidades porque os prédios altos e parapeitos de janela reproduzem seu habitat natural: cavernas e falésias. Resíduos fornecem alimentos abundantes.

De acordo com artigo publicado originalmente no site de notícias acadêmicas The Conversation e Republicado, as crianças estão entre os poucos que gostam de brincar com pombos, já que para a maioria dos adultos estas aves são uma praga.

Orientação

A capacidade de orientação dos pombos é lendária. Ainda estamos aprendendo sobre como estas aves são incríveis. Elas são capazes de fazer contas matemáticas básicas, no mesmo nível que os macacos, e podem distinguir palavras reais de palavras inventadas”, argumenta o artigo.

Olfato

 Os pombos-correio podem encontrar seu caminho usando o olfato, pontos de referência, o campo magnético da Terra e os infrassons (ondas sonoras com uma frequência baixa demais para ser captada pelo ouvido humano).

“Nosso fascínio por sua capacidade de orientação continua até hoje — há dezenas de milhares de corridas de pombos ao redor do mundo todos os anos. Os vencedores são vendidos por mais de £ 1 milhão”.

Problemas de imagem

 “As pessoas têm muito desdém pelos pombos que vivem entre em vilas e cidades. Mas não faz muito tempo, eram fascinados por essas criaturas”. Em meados do século 19, os seres humanos apreciavam os pombos por sua boa aparência. Durante este período, surgiram muitas raças novas, incluindo o rabo-de-leque, jacobino, tumbler e barb”.

Darwin

 Suas características exageradas atraíram a atenção de Charles Darwin. Ele era um aficionado por pombos e usou esse exemplo dramático de diversidade dentro de uma espécie para transmitir suas ideias sobre a seleção natural em A Origem das Espécies.

Aves guerreiras

 Os pombos são alguns dos animais mais condecorados da história. Nada menos que 32 pombos ganharam a prestigiada Medalha Dickin, equivalente no mundo animal à Cruz Vitória (a mais alta condecoração que o governo britânico concede aos seus militares por enfrentar o inimigo)”.

Os pombos-correio foram usados ​​intensivamente durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, para entregar mensagens vitais entre os batalhões e voar com câmeras para missões de reconhecimento.

Talvez o pombo de guerra mais famoso seja Cher Ami, que em 1918 recebeu a medalha francesa Croix de Guerre, por entregar mensagens de um batalhão cercado sob fogo pesado.


Por Carlos Silveira
Foto Ilustrativa



Compartilhe: