Afirmação é do prefeito de Viadutos, Giovan André Sperotto, em entrevista à TV Bom Dia falou sobre a gestão 2025-2028, desafios, projetos e prioridades
O prefeito de Viadutos, Giovan André Sperotto (MDB), em entrevista à TV Bom Dia, fala sobre os desafios da gestão 2025-2028, principais projetos, e que será uma administração pautada por muito trabalho conjunto, dedicação, e lealdade com a comunidade. Para ele, os próximos anos serão desafiadores para as administrações municipais. Segundo o Censo de 2022, o município tem uma população de 4.769 pessoas.
Orçamento
“Assumimos a administração, há 8 anos, com R$ 17 milhões, hoje, temos uma projeção de R$ 37 milhões de receita. Aumentamos muito o orçamento, isto, também, permite que se faça mais investimentos no nosso município”, ressalta o prefeito, Giovan André Sperotto.
Gestão 2021-2024
“Nós avançamos muito, enquanto administração pública, conseguimos entregar para comunidade uma melhor estrutura, em todas as áreas, na gestão 2021-2024”, lembra o prefeito.
Distrito Industrial
Conforme ele, o foco principal da gestão 2025-2028, para que o município tenha vida, avance e se desenvolva economicamente é trazer empresas para o Distrito Industrial. “Estamos completando 66 anos e não tínhamos Distrito Industrial, mas, agora, temos, e algumas empresas já estão se instalando. Estamos fazendo levantamento de possíveis empresas que possam se instalar no município. Esta é uma demanda que precisamos alavancar um pouco mais”, afirma o prefeito.
Agricultura
Segundo Giovan André Sperotto, Viadutos é um município, essencialmente, agrícola e tem que avançar na estruturação deste setor. “Com programas que vão ajudar e incentivar os nossos agricultores para que eles, também, possam aumentar a sua produção e a sua renda”, destaca.
Turismo
O prefeito ressalta que o turismo rural é um setor que pode avançar muito no município e uma alternativa de investimento. Ele cita como exemplo de atrações turísticas, o Parque Norte, o Paraíso Verde e a Estação Ferroviária, que foi toda reformada, revitalizada. “Além disso, temos que aproveitar que somos caminho para Marcelino Ramos, que já é uma potência turística regional”, comenta ele.
“Nossa intenção é ter um departamento que vai tratar do turismo, porque temos um potencial muito grande para avançar nesta área. A espinha dorsal disso tudo, os pontos turísticos, já está pronta, ainda vamos alinhar tudo isso com as nossas agroindústrias, que agregam muito valor ao turismo”, acrescenta o prefeito.
Usina de etanol
Sobre o empreendimento da usina de etano no município, o prefeito destaca que a administração municipal vai fazer tudo que estiver ao alcance dela para ajudar na implantação da usina. “Dentro da realidade do nosso município e da nossa administração, dentro da realidade dos cofres públicos. Vamos trabalhar para que a usina seja concretizada”, afirma.
Saúde pública e idosos
“As nossas administrações, e não é somente Viadutos que é assim, temos orçamento da educação que é engessado em 25% e em saúde 15%, somando as duas áreas dá 40% do orçamento. Mas não conseguimos parar somente aí neste percentual, porque Viadutos tem uma estrutura na Unidade Básica de Saúde (UBS), com vários profissionais que atendem a nossa comunidade, e temos um hospital com mais de 50 leitos, muito bem organizado e referência para nossa região”, explica o prefeito Giovan André Sperotto.
Segundo ele, com relação aos idosos, a administração municipal está construindo, conjuntamente, com a diretoria do hospital, a implantação de uma casa de repouso para atender a demanda do município. “Já temos idosos que são atendidos em outras cidades e a prefeitura paga por estes serviços”.
“O hospital já tem o projeto pronto desta casa de repouso e, agora, vamos fazer um trabalho para angariar recursos. O município vai dar uma contrapartida e vamos buscar recursos nos governos estadual e federal, para que, pelo menos, nos ajudem a construir esta estrutura, porque é um valor significativo. Depois temo que ver como manter esta estrutura. O cuidado com os idosos aumenta a cada dia que passa. Nossa intenção é construir algo em parceria público-privado. Na questão de saúde, esse é o maior desafio”, enfatiza o gestor.
Estradas
Viadutos é um município extenso e tem, aproximadamente, 1000 quilômetros de estradas de chão, com estradas gerais e vicinais, e, conforme o prefeito, não é fácil fazer a manutenção de tudo isso.
Projeção
“Temos quatro anos pela frente de muito trabalho e dedicação. Sempre comento que teremos, junto com nossa equipe, mais quatro anos de lealdade com nossa comunidade. Estamos lá atendendo a todas as demandas e vamos fazer com que o nosso município, cada vez mais, cresça, se desenvolva e tenha sempre mais qualidade de vida para toda nossa população. Estamos lá para trabalhar para nossa comunidade, para aquilo que ela precise”, finaliza o prefeito, Giovan André Sperotto.