Olírio Zardo é um dos pioneiros da fotografia em Erechim
O dia do fotógrafo é comemorado no Brasil em 8 de janeiro e tem como objetivo celebrar o profissional de fotografia, que é o profissional responsável por fazer fotografias que podem ser estáticas ou dinâmicas e pode atuar em diversas áreas ligadas a parte visual como filmes, fotojornalismo, publicidade, moda, eventos, instituições oficiais entre outros.
A profissão de fotógrafo é muito importante na sociedade, pois esse profissional é o responsável por captar imagens sejam elas belas ou tristes e tem fundamental importância no cotidiano, como por exemplo, na ilustração de notícias seja no jornal ou na internet, bem como o registro de momentos como um simples álbum familiar até um grande evento.
No Brasil
Apesar de existirem no Congresso diversos projetos para a homologação da profissão de fotógrafo no Brasil, a mesma ainda não está regulamentada, o que exige muito preparo, trabalho e dedicação para que o profissional se destaque como especialista nesta arte.
Com as novas tecnologias e equipamentos disponíveis a todos, qualquer um pode tirar fotografias, porém somente com um olhar técnico e profissional é que poderá ser obtido um resultado satisfatório, tornando necessário o trabalho do profissional de fotografia.
Existem ainda aqueles que tem a fotografia como paixão, mas não exercem a profissão. Diversos artistas expõem suas fotos como arte, porém sem serem fotógrafos de carreira, com um olhar mais voltado para a arte.
Outras pessoas têm a fotografia como um hobby e acabam buscando conhecimento na arte de fotografar e tornando-se amantes da fotografia. Existem vários cursos superiores nessa área que preparam o profissional para o mercado, formando competências como: retrato, moda, arquitetura, fotografia científica, audiovisual, fotojornalismo, entre outros. Geralmente esses cursos focam na fotografia digital, porém também trazem um estudo aprofundado dos processos fotoquímico e analógico.
Dia Mundial da Fotografia
Em âmbito internacional o Dia Mundial da Fotografia é comemorado em 19 de agosto, que remete a 19 de agosto de 1939, quando foi apresentado ao mundo a partir de Paris na Academia de Ciência da França, o primeiro equipamento de fotografia a ser comercializado, o chamado Daguerreótipo, que tinha origem no nome de seu inventor o francês Louis Jacques Mandé Daguérre.
Origem do Dia
No Brasil a origem do dia nacional de fotografia está ligada a data de chegada do primeiro Daquerreótipo ao Brasil, que segundo a história aconteceu em 1840, trazido pelo abade Louis Compte, que apresentou a novidade ao imperador Dom Pedro II, que foi o primeiro fotógrafo do Brasil.
Existem, no entanto, algumas controvérsias com relação ao descobrimento da fotografia, pois no Brasil antes do lançamento do Daguerreótipo na França, já haviam relatos de que o pesquisador Hércules Florence havia anunciado a criação de equipamento de fotografia, sendo uma das primeiras pessoas a utilizar o termo fotografia em Agosto de 1832, na cidade de Campinas em São Paulo.
Olírio Zardo, um dos pioneiros da fotografia em Erechim
Natural de Veranópolis (RS), Olírio Zardo nasceu no dia 09 de abril de 1932, filho de italianos Amália Calsa e João Zardo, numa família de doze irmãos. Seu pai era alfaiate e sua mãe costureira e exerciam atividades na agricultura.
Seu primeiro contato com o mundo da fotografia aconteceu em 1948, quando conseguiu uma oportunidade de trabalho. Em 1949, a família que residia em Veranópolis decidiu vir morar em Erechim, na busca de novas oportunidades de trabalho. Conseguiu emprego com os irmãos fotógrafos Clemente e Manuel da Foto Tomazoni. Com muita persistência, conseguiu juntar dinheiro para comprar sua primeira câmera fotográfica.
Em 1951, Olírio Zardo serviu o quartel em Caxias do Sul e lá também teve oportunidade de realizar coberturas fotográficas, sendo o fotógrafo do quartel.
Em 1955, abriu seu próprio negócio com estúdio fotográfico em parceria com sua esposa Maria Zardo, registrando assim grande parte do passado erechinense
Em 1961, o estúdio se mudou para a rua Itália, e em 1966, instalou-se no endereço que atua até hoje. Com a chegada dos filhos, a equipe Zardo foi aumentando. A profissão iniciada por Olírio já chega a terceira geração da família.
Em 1979, instalou o primeiro laboratório fotográfico a cores da região. Em 2001, foi trocado todo o equipamento fotográfico, desde câmeras até o laboratório, adaptando-se assim ao mundo digital. Em toda trajetória da Foto Zardo, Olírio viu a fotografia passar pela transição do analógico para o digital.
Ao longo de sua carreira, participou de grandes coberturas fotográficas, dos principais eventos de Erechim. Atualmente colabora com arquivos fotográficos para pesquisa e conhecimento da história de nossa cidade.